domingo, 9 de dezembro de 2012

Caldo verde de nabiças

Acabadinha de fazer, eh eh. Adoro caldo verde, e já aqui postei a versão com couve, mas confesso que acho que fica mais saboroso com nabiças (embora goste das duas versões). Eu tenho muito o hábito de aproveitar os mais variados legumes brancos para fazer esta sopinha pois estes não só não alteram a cor da sopa, como também a tornam mais saudável pelo simples facto de não estarmos a comer apenas batatas. Há muita gente que não concorda pois não é assim que se faz o caldo verde tradicional, verdade, mas eu gosto mais assim e quem não gosta tem bom remédio, não coma! Aproveito para participar na 3ª iniciativa da amiga Sónia, em que, desta vez, temos de fazer uma sopinha económica.
Aqui fica a receita:


Caldo verde de nabiças

Ingredientes:

1 batata grande
1 courgette
1 chuchu
1 nabo 
2 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
1 caldo de galinha
Rodelas fininhas de chouriço q.b. 
Nabiças cortadas em juliana q.b.
Sal q.b.


Modo de preparação:

Descasque a batata, a courgette, o chuchu e os alhos, lave bem e corte em pedaços para dentro de uma panela. Tape com água e deite o azeite, o caldo de galinha e o louro. Tempere de sal e leve ao lume a até que os legumes fiquem cozidos. 
Retire o louro da mistura de legumes e triture de forma a formar um creme, adicione-lhe as nabiças, rectifique os temperos e deixe ferver um pouco para que estas cozam. Quando estiverem quase cozidas adicione o chouriço e deixe acabar de cozer. Sirva bem quente.


Bom apetite!

Não se esqueçam de participar também no meu desafio de Natal! Podem enviar as vossas receitas até dia 15 de Dezembro!! Print Friendly and PDF

6 comentários:

Um toque de canela disse...

Gosto muito de caldo verde e, confesso que já fiz caldo verde com outros legumes... Resulta muito bem, a lateração não é grande e o sabor do chouriço quase que nos baralha a pensar que é o original! Bjs
Paula

Anónimo disse...

Fiquei com fome de repente :)
O teu caldo verde tem um excelente aspecto.

Bjos

Chez Sónia disse...

Olá Piteca! :)
Que bela sopinha! E com nabiças não conhecia! Excelente receita para a iniciativa!! Obrigada!!! :)
Um beijinho!*

Bella disse...

hum adoro nabiças!!! caldinho de nabiças é td de bom! bjs

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Eu também faço caldo verde com courgette, e também junto couve-flor ;)

Beijinhos e boa semana :D

Piteca disse...

Muito obrigada meninas! Paula, tens toda a razão! ;)
Joana, por vezes também uso couve flor, normalmente costumo por o que tenho por aqui que seja branco para não alterar a cor e a verdade é que a sopa fica uma delicia na mesma e muito mais saudável! ;)
Beijinhos doces para todas.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;