terça-feira, 1 de maio de 2018

Caracoletas guisadas com batatas- Dia um... Na cozinha

Chegou mais um Dia um... Na cozinha e desta vez o ingrediente escolhido foi (finalmente) os benditos caracóis! Uns adoram, outros detestam, eu... gosto! Não é algo que coma com muita frequência mas, de vez em quando até me sabe bem!
Há imenso tempo que não comia este prato, era a minha mãe que o costumava fazer quando eu era mais jovem, por isso achei que seria uma excelente oportunidade para o fazer! No fundo é uma feijoada que não leva feijão mas, quem preferir, pode trocar a batata por feijão branco cozido.
Então, lá liguei à minha mãe e lhe pedi a receita e aqui está, uma maravilha! 😊




Ingredientes:

1 kg de caracoletas
1 cebola
3 dentes de alho
1/4 de chouriço ás rodelas
1 cenoura ás rodelas
150 ml de azeite
100 ml de polpa de tomate
200 ml de vinho branco
1 cubo de caldo de galinha
4 batatas grandes
Salsa picada a gosto
Sal, Pimenta e Jindungo a gosto

Modo de preparação:

Lave bem as caracoletas e coloque-as num tacho. Cubra com água e leve ao lume tapado. Assim que as caracoletas morrerem deite sal e deixe ferver um minuto. Retire do lume, escorra a água e retire as caracoletas das cascas (aqui certifique-se que retira também a parte do intestino) e coloque-as dentro de um recipiente. 



Deite-lhe uma mão bem cheia de sal e esfregue-as bem umas nas outra para que saia o ranho. 
Passe por água e repita o processo as vezes que forem necessárias para que fiquem bem limpas. Reserve.

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, o louro e o azeite. Leve ao lume até que a cebola murche. 



Adicione o chouriço e a cenoura e deixe cozinhar um pouco. 



De seguida deite a polpa de tomate, o vinho, a salsa picada, as batatas e a água. Tempere a gosto com sal, pimenta e jindungo, o caldo de galinha e deixe cozinhar. 



Quando as batatas estiverem meio cozidas deite as caracoletas e deixe acabar de cozer. 



Rectifique os temperos e sirva de seguida.






Carreguem na imagem para ver o desfile de receitas




Bom apetite e bom feriado! Print Friendly and PDF

4 comentários:

Sabores da minha cozinha disse...

São deliciosos ;)
Bjs
Margarida

Mary - Strawberrycandy disse...

Eu não aprecio,...mas há quem goste deste petisco,...
Que excelente sugestão,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Sabores da minha cozinha disse...

Esses gosto eu, os verdadeiros, uma delícia ;)
Bjs
Margarida

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Deve ser bom, pelo menos tem otimo aspeto.
Nunca comi caracoletas.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;