sábado, 10 de junho de 2017

Empadão de carne com puré de legumes

Sai mais um improviso da minha cozinha e, desta vez, algo um pouco mais saudável. Um empadão diferente mas delicioso, para comer sem culpas.
Fiz assim:




Ingredientes:

Para o recheio de carne:

250 g de carne picada de vaca
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
2 tomates bem maduros
100 ml de vinho tinto
Cebolinho picado a gosto
Sal e pimenta a gosto

Para o puré:
(Podem utilizar os legumes que preferirem)

1 batata doce grande
2 courgettes
1 chouchou
2 cenouras
100 g de manteiga
Bebida de aveia (se achar necessário)
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

2 ovos

Modo de preparação:

Num tacho deite a cebola e os alhos picados, o azeite e o louro e leve ao lume a refogar. Acrescente depois os tomates pelados e deixe cozinhar para que estes se desfaçam um pouco. Deite-lhe depois a carne, o vinho, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. Se achar necessário acrescente também um pouco de água. Quando esta estiver quase cozinhada, adicione o cebolinho e deixe acabar de cozinhar.
Entretanto prepare o puré; Coloque todos os legumes descascados e partidos em pedaços para dentro de um tacho e tempere de sal. Leve ao lume a cozer. Quando estes estiverem cozidos escorra-os bem, coloque-os novamente dentro do tacho e leve de novo ao lume. Com um esmagador, esmague muito bem os legumes. Deite-lhes a manteiga e continue a esmagar até formar puré. Tempere de sal, pimenta e noz  moscada a gosto e se achar necessário deite um pouco da bebida de aveia. Misture tudo muito bem, deixe apurar um pouco e retire do lume.
Num tabuleiro espalhe metade do puré, seguido da carne e acabe com o restante puré. Bata bem os dois ovos, espalhe por cima do puré e leve ao forno pré aquecido a 200ºC até que fique dourado por cima.
Sirva de seguida.



Bom apetite!

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Número total de visualizações de página

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;