quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bacalhau à Etelvina- Evolution Mix

Apetecia-me um prato de bacalhau, mas nada do que é costume, por isso pus-me à procura de algo diferente. Encontrei esta receita no meu livro “O tesouro das cozinheiras” e ficou logo decidido. Eu sou suspeita, pois eu adoro tudo o que sejam pratos de bacalhau, mas sem dúvida nenhuma que este será novamente repetido, pois ficou uma maravilha. :)
A receita modifiquei-a de forma a poder utilizar a minha Evolution mix, mas deixo as duas versões.

Bacalhau à Etelvina
Bacalhau à Etelvina-empratado

Ingredientes:

500 g de bacalhau demolhado
1,5 kg de batatas
1 cebola grande
3 dl de azeite
6 gemas
Pimenta branca acabada de moer da Suldouro
Salsa picada da Suldouro

Modo de preparação:

Coza o bacalhau, retire-lhe as peles e espinhas e abra em lascas. Descasque e corte as batatas em rodelas grossinhas que se fritam em óleo fervente, sem deixar ganhar cor.
No fundo de um prato de ir ao forno colocam-se camada alternadas de batatas fritas e lascas de bacalhau, terminando com uma camada de batatas.
*Descasque as cebolas e parta-as para dentro do copo da evolution mix, deite o azeite e pique 30 s. vel. 6. De seguida refogue 5 min./temp. máx./vel. 1.
Num recipiente à parte desfaça as gemas ás quais se junta pouco a pouco o azeite e volta ao lume a engrossar sem ferver. Tempera-se com um pouco de pimenta.
Despeja-se este molho sobre o preparado de bacalhau e batatas e leva-se ao forno pré-aquecido a 180º C a cozinhar durante 10 minutos. 
Polvilha-se de salsa picada e serve-se. 

* Método tradicional: Pica-se a cebola tão miudinha que fique quase uma espuma e leva-se ao lume num tacho com o azeite, só até cozer a cebola.
Bacalhau à Etelvina-empratado perto

Os produtos oferecidos pela Suldouro que foram utilizados nesta receita.
Bacalhau à Etelvina-parceria

Bom apetite! Print Friendly and PDF

6 comentários:

São Ribeiro disse...

Aqui em casa gostamos muito de bacalhau, achei a tua receita uma delicia
Vou levar para experimentar
Bj

RATOLINHA disse...

Ficou com um aspecto delicioso Piteca. Eu cá também adoro tudo o que leva bacalhau.
bjinhos

Marisa Valadas disse...

Tem muito bom aspecto e parece delicioso

Beth Martins disse...

Hummmm.... gostei deste pratinho de bacalhau, o aspecto me agradou mt, deve ser bom!
bjs

Telita disse...

Adoro bacalhau.

_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook


Piteca disse...

Muito obrigada pela vossa simpatia! :)
Beijinhos doces.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;