quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Bolo rei de chocolate

Olá pessoal! Então contem-me lá como foi o vosso Natal? Muitas prendinhas?? O meu foi ótimo, com muitas prendinhas mas principalmente com a minha família perto de mim!
Esta altura é sempre uma época meio complicada para mim pois para além dos afazeres para a ceia de Natal que é cá em casa, tenho também muitas encomendas. Uma delas foi um bolo rei de chocolate e como a receita dá sempre para mais que um bolo fiz também este para oferecer aos sogros do meu mano e outro mais pequeno para nós. A receita base
é esta que aqui já postei com algumas alterações.
Aqui fica então:

Bolo rei de chocolate
Ingredientes:
600 gr de farinha
150 gr de margarina
100 gr de açúcar
35 gr de fermento de padeiro
sal q.b.
1 dl de leite
1 cálice de aguardente velha
4 ovos
raspa de um limão
raspa de uma laranja
50 gr de frutos cristalizados picados grosseiramente
50 gr de miolo de noz picado
50 gr de passas de uva
50 gr de amêndoas
50 gr de chocolate preto picado grosseiramente
Frutos cristalizados, passas, metades de nozes e chocolate preto picado q.b. para enfeitar
Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:
Com um pouco da farinha, água e o fermento, faça uma bola e deixe descansar 1 hora. Deite a restante farinha numa superfície lisa, abra uma cavidade e deitam-se os ovos, o leite morno, a margarina derretida, as raspas de laranja e limão, o açúcar, a aguardente e o sal. Incorporam-se bem os ingredientes e, a meio, junte a bola de fermento. Bata bem a massa, apunhalando e sovando. Ponha a massa num alguidar e deixe descansar cerca de 2 horas, até dobrar de volume em temperatura ambiente, 30 a 35ºc.
No fim volta-se a amassar, incorporando as frutas cristalizadas, as passas e o chocolate,  põe-se a descansar mais 1 hora.
Tende-se a massa em forma de argola e faz-se o buraco no meio. Disponha a massa numa fôrma polvilhada de farinha. Pincela-se a massa com ovo batido e enfeita-se com os frutos, o chocolate, as metades de nozes e as passas  por cima, deixa-se crescer 15 minutos. Põem-se montinhos de açúcar em pó e vai ao forno a cozer 15 a 20 minutos a 180 ºc. Depois de cozido retira-se e enfeita-se com mais açúcar em pó.

Bom apetite! Print Friendly and PDF

9 comentários:

Anónimo disse...

Hum...Que bolo rei maravilhoso! :D

Chez Sónia disse...

Hmmm! Tão bom que deve ser! Nunca tinha visto assim com chocolate :)
Ainda bem que o teu Natal foi feliz :) O meu também correu bem, com muita comidinha boa!
Beijoca!*

Mari Paz disse...

¡Qué pinta más buena tiene!, por poco no le doy un bocado a la pantalla del ordenador... :)
Un saludo y felices fiestas.

São Ribeiro disse...

Ficou um bolo rei bem lindo .
De chocolate nunca fiz nem nunca comi mas acho que ia gostar.
bjs

Luisa Alexandra disse...

Os meus parabéns, o bolo está mesmo lindo!

Carolina Macedo disse...

Que lindo que ficou!!! E ainda por cima com chocolate :)

Beijinhos*

RUTE disse...

Olá Piteca,
começo por me desculpar por não ter participado no teu desafio de Natal.
A verdade é que ando muito afastada da cozinha e também mais ausente da blogosfera.
No entanto, não quero deixar de desejar-te boas entradas no novo ano, com fé em dias melhores, prósperos e harmoniosos.
Espero que tenhas passado um santo natal em familia. O meu foi ótimo, mas há alguns anos que nos deixamos de trocar prendas. Por isso é um natal sem prendas, apenas as crianças pequeninas é que tem direito.
Continuação de festas felizes.
2013 beijinhos.
Rute

Romy Almeida disse...

Ficou lindo o teu bolo :)
Desejo-te umas otimas entradas em 2013 :D

Bjs

Piteca disse...

Muito obrigada a todas pela vossa simpatia sempre tão bem vinda!
Beijinhos doces.

Número total de visualizações de páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;